You are currently viewing Recuperação Tributária: Uma alternativa para os problemas no caixa da sua empresa

Recuperação Tributária: Uma alternativa para os problemas no caixa da sua empresa

Entra ano, sai ano, mas a alta carga tributária está presente no dia a dia de todo empreendedor brasileiro, que enfrenta um sistema tributário complicado, volumoso e confuso em um país que possui uma das mais pesadas cargas de impostos do mundo.

De acordo com um estudo elaborado pela OCDE, nosso país é campeão em gerar riquezas na forma de impostos, sendo que comparados com nossos vizinhos continentais, os impostos representam 50% a mais no valor do Produto Interno Bruto (PIB).

A boa notícia é que dá para reverter esse jogo, e nesse artigo nós mostraremos como é possível que sua empresa pague menos impostos e conte com soluções sustentáveis para minimizar o impacto da tributação em suas atividades.

Esse artigo irá mostrar como uma gestão de impostos eficiente é capaz de melhorar a administração financeira das empresas.

Esperamos que o material seja útil e ajude a esclarecer todas as suas dúvidas. Boa leitura!

ENTENDA O QUE É A REVISÃO TRIBUTÁRIA
Você já ouvir falar do pagamento de impostos a maior? Essa expressão indica uma situação em que empresas pagam impostos desnecessariamente, apenas por não usufruírem dos benefícios previstos em lei.
Além disso, é muito comum que os empresários não entendam da área tributária e nem tenham interesse em aprender sobre ela, mas saiba que em cerca de 95% dos casos as empresas pagam impostos a maior, isto é, acima do valor exigido.
Nesses casos, a revisão tributária surge como a solução ideal, pois permite que a empresa consiga recuperar tais valores. Mas o que significa exatamente revisar os impostos pagos?
Em um sentido mais amplo, estamos falando na realização de um verdadeiro pente fino em todos os pagamentos de impostos que sua empresa realizou nos últimos 5 anos. Com essa análise será possível identificar onde, como e quando a empresa incorreu no pagamento a maior, ou seja, além do que poderia e deveria estar pagando. Afinal, é como se o seu negócio estivesse dando parte do lucro para o governo, de mão beijada, sem receber nada em troca.

CONHEÇA OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS
Boa parte dos empresários não faz ideia de que é possível gastar menos com tributos, em total cumprimento à lei, entretanto, a prática comprova que, após a revisão tributária as empresas aumentam seus lucros, graças à economia gerada que pode significar uma queda de até 40% nos gastos com impostos.
Sendo assim, é importante salientar as vantagens que a revisão tributária proporciona aos empresários, confira alguma delas:

⦁ Obtenção de recursos que irão gerar fôlego no caixa;
⦁ Redução nos custos com impostos;
⦁ Diferencial competitivo;
⦁ Possibilidade de detectar inconsistências, permitindo neutralizá-las de forma antecipada;
⦁ Maior controle sobre a operação fiscal da empresa;
⦁ Segurança, todas as ações acontecem na esfera administrativa e em conformidade com a legislação vigente.

MINHA EMPRESA PODE FAZER A REVISÃO TRIBUTÁRIA?
No geral, a revisão de tributos não só pode ser feita para toda empresa legalmente constituída como também é sempre recomendado para verificar como anda o pagamento dos impostos da sua empresa.
No entanto, devido à complexidade envolvida, há empresas especialmente indicadas que são mais beneficiadas pela revisão tributária em comparação a outras, como é o caso dos segmentos destacados abaixo:

⦁ Bares e Restaurantes;
⦁ Farmácias;
⦁ Minimercados;
⦁ Lojas de autopeças;
⦁ Lojas de conveniência e distribuidores de bebidas;
⦁ Revendedores de Pneus;
⦁ Agropecuárias e Pet Shops;
⦁ Revendedores de água e gás de cozinha;
⦁ Postos de Combustíveis;
⦁ Loja de cosméticos.

Estes segmentos em especial comercializam produtos que são isentos de alguns impostos, ou seja, a empresa não precisa pagar o imposto relativo à venda desses produtos, mas é muito comum encontrar uma grande quantidade de empresas que acabam pagando esses impostos novamente, devido às mudanças que possam ter acontecido na tributação dos produtos, desconhecimento, imperícia no momento da apuração ou mesmo outras situações, acarretando no pagamento a maior.

CONCLUSÃO:
Como você pôde perceber, a revisão tributária contribui na redução das despesas, aumenta os recursos no caixa, melhora a precificação e a capacidade competitiva do seu negócio. Tudo isso é um procedimento preventivo para que sua empresa não seja pega de surpresa e possa recuperar os valores que foram pagos equivocadamente.

Agora, cabe a você, empresário, decidir pelo caminho que quer seguir, optando pela revisão e recuperação tributária, certamente estará abrindo um novo horizonte para o seu negócio.
Independente da economia que sua empresa vai gerar, é fundamental entender a revisão tributária como a possibilidade para tornar sua gestão ainda mais eficiente. Aproveite as oportunidades e cresça junto com a sua empresa!

Por: Marcelo Morais
@marcelomoraiis_
É contador especialista na área de recuperação de créditos tributários, possui formação em analista contábil e fiscal, além disso é sócio da empresa Equidatta Inteligência Contábil, empresa situada no estado do Rio Grande do Sul que conta com profissionais que já encontraram mais de R$ 430.000,00 em créditos tributários somente no ano de 2021.

Deixe um comentário