­Como fazer abordagem comercial de e-commerces.

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A área de vendas digitais está em franco crescimento, e o serviço de um consultor tributário é fundamental.

Com a modernização do setor de vendas e sua migração para o mundo digital, é natural que seja necessário a ajuda de um consultor tributário para se adaptar às políticas deste novo cenário. 

Mas muitas empresas estabelecem seu sistema de e-commerce sem se atentar à necessidade desta consultoria. Então, cabe aos consultores tributários que desejam atender esta área “vender seu peixe” e conquistar clientes no setor de comércio online. 

Como em toda área recém explorada, é comum haver dúvidas e inseguranças quanto a como o consultor tributário pode atuar neste novo segmento.

 Para sanar suas dúvidas, preparei um guia básico sobre como vender seus serviços na área e iniciar sua atuação no e-commerce. 

O papel de um consultor tributário para atuar no e-commerce

O principal fator que determina a utilidade de um consultor tributário no e-commerce é que, por permitir vendas em diversos países, as transações da empresa estão condicionadas a diferentes códigos tributários. 

Se existem impostos que mudam seu cálculo de acordo com o estado brasileiro, como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) , por exemplo, o mesmo se aplica quando falamos de comércio internacional. 

Cada país exige que a compra ou venda digital seja submetida a diferentes taxações, e ter um consultor tributário na equipe é garantir que nenhuma surpresa desagradável apareça. Independente do seu território de atuação. 

Outra função que um consultor tributário pode executar é de acompanhar as novas resoluções sobre comércio digital. Como o e-commerce ainda está em constante evolução, novas resoluções comerciais surgem a todo momento. Para um negócio, estar atento a elas é fundamental para não pagar mais tributos do que precisa ou, até mesmo, reaver crédito tributário. 

Além de perder oportunidade de reaver valores pagos, a depender do deslize cometido a empresa pode ser penalizada tanto com pagamento de multas como punições mais graves, como processos judiciais. Ter um profissional que se responsabilize em acompanhar essas atualizações e evitar sanções comerciais é muito importante para a saúde financeira. 

Quais argumentos usar na sua abordagem comercial

1 – Mais economia para a empresa

Minha experiência de mais de 22 anos mostra que é muito mais inteligente contratar os serviços de um consultor financeiro do que pagar multas e perder oportunidades de restituição de crédito. Mesmo porque o pagamento de multas não apresenta nenhum retorno válido. Muito pelo contrário, uma frequência acima do normal de sanções pode prejudicar a imagem da organização perante o fisco. 

Você pode utilizar este argumento como principal motivo para convencer os negócios a contratarem seus serviços de consultoria. Apontar a principal necessidade deles em uma área tão complexa como a contábil é usar uma estratégia eficiente de convencimento.

Caso seja apresentado para você a objeção de que outros profissionais podem pesquisar sobre as regras contábeis, é fácil rebater. Relembre seu interlocutor que leis contábeis podem ser muito complexas, além do fato de que mínimos detalhes mudam completamente o cálculo de taxação de uma compra. 

Confiar em pessoas que não estão acostumadas a lidar com negociações contábeis é arriscado. Lembre-os que as leis de taxação envolvem diretamente questões políticas, logo alterações repentinas são comuns.

Deixar um erro acontecer, mesmo que por deslize, pode causar impactos significativos nas finanças, pois em caso de comércio internacional o prejuízo será em moedas mais valorizadas!

2 – Demonstra credibilidade para investidores e clientes

Uma coisa é fato: nenhuma negociação funciona se uma das partes não tiver total confiança na sua contraparte. Por isso, você pode usar o argumento de que ter um consultor tributário dentro da empresa pode aumentar a confiabilidade do negócio perante seus potenciais parceiros. 

Ter um consultor tributário atuando no setor financeiro transmite muita credibilidade a potenciais investidores e clientes. Isto porque tal atitude demonstra que a empresa se preocupa com a garantia de uma boa atuação no mercado, e está preparada para qualquer eventualidade que possa comprometer a operação de e-commerce. 

Utilizar o zelo como um bom relacionamento no mercado sempre será um forte argumento de defesa da adoção da consultoria tributária. Utilize-o sempre que um empresário se mantiver resistente à contratação do serviço. 

3 – Mais facilidade para explorar o mercado exterior

Um dos maiores benefícios do e-commerce com certeza é a possibilidade de atuar no mercado exterior. Como disse no começo do texto, cada país tem uma legislação e regras próprias para importação e exportação. 

Porém os benefícios financeiros de comercializar fora do Brasil são enormes, o que faz valer o preço de enfrentar a burocracia da exportação e importação. Para que as operações ocorram da maneira mais ordenada e responsável possível, é necessário contratar o serviço de um consultor tributário. 

Você precisa convencer que a empresa precisará de alguém que vai traçar as melhores estratégias tributárias voltadas para o comércio exterior, tendo domínio quase completo das regras dos países escolhidos como alvo do e-commerce.

Neste momento, o melhor caminho é demonstrar que não é qualquer profissional que consegue entregar essa demanda. É preciso ter experiência com consultoria tributária e entender como funcionam as taxações comerciais. 

Diante desta argumentação, será quase impossível negar a necessidade da contratação de um consultor tributário. E de resto caberá a você convencê-lo que é o melhor profissional disponível para essa função. 

4 – Menos uma preocupação na administração da empresa

É de conhecimento de todos que administrar uma empresa dá trabalho. Logo, quanto menos responsabilidade o empreendedor tiver, mais foco ele poderá dar às obrigações que ficam sob sua tutela. 

Como o setor tributário é um dos mais complexos de um negócio, delegar sua gestão a um profissional especializado é essencial. E no caso da atuação via e-commerce, a demanda exigirá um desempenho ainda maior, visto que as regras de tributação online mudam constantemente. 

Contar com a ajuda de um consultor tributário neste setor é imprescindível. Assim, o gestor da empresa pode respirar aliviado, sabendo que uma área importante estará bem cuidada. 

Em muitos casos, este argumento é o mais eficiente para convencer um empresário de que precisa do consultor tributário. Como muitos empreendedores temem que erros coloquem todo seu esforço a perder, esse temor faz com que muitos deleguem pessoas certas para funções que exigem conhecimentos específicos. 

Ao enfrentar um meio ainda em desbravamento como o e-commerce, a precaução de evitar erros fará com que a consultoria tributária seja um investimento base. Aproveite esta brecha para oferecer seus serviços e ser o responsável por uma atuação inteligente!

Anderson Souza

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