Os setores mais promissores para a consultoria tributária

Navegue aqui

O empreendedorismo tributário é um setor em franco crescimento, com muitos nichos de atuação no mercado, segundo especialista.


Na minha experiência, aprendi na prática que a consultoria tributária pode ser aplicada em qualquer setor do mercado. Por termos um sistema tributário muito complexo, existem muitos recolhimentos que são feitos de forma equivocada. Ainda assim, faltam profissionais presentes nesses setores para executar a tarefa de reaver tais pagamentos adequadamente.

Na minha visão, esse déficit acontece, não por falta de capacidade, mas sim por desconhecimento de todas as áreas possíveis de atuação. Sem a popularização dos segmentos no qual um consultor tributário pode trabalhar, poucos profissionais se disponibilizarão para o serviço, e mais empresas perderão a oportunidade de reaver impostos pagos indevidamente.

Para colaborar na disseminação das boas oportunidades de recuperação tributária, listei os setores mais promissores para a consultoria tributária. 

Os 5 setores mais promissores para a consultoria tributária

1 – Varejo

O setor de varejo é um dos que melhor oferecem oportunidades de consultoria tributária. Por normalmente envolver operações gigantes de compra e venda, muitas vezes com diversos fornecedores e compradores simultâneos, muitas taxações são pagas “burocraticamente”, ou seja, sem a reflexão da necessidade ou não do débito.

Isso acontece não só devido ao ritmo de negociações, mas também pela importância de evitar qualquer entrave. Como o atraso de um pagamento pode gerar multas exorbitantes e até promover a paralisação de suas atividades, muitos varejistas optam por pagar todas as taxações sem passar por um crivo analítico.

Por este motivo se faz tão necessário a atuação de um consultor tributário. O profissional irá analisar todo o histórico de transações da empresa e identificar possíveis pagamentos indevidos, levantando a possibilidade de restituição de créditos tributários. 

Além disso, a atuação do consultor tributário é fundamental em processos judiciais. É muito comum empresas serem condenadas a pagar multas e juros confiscatórios muito acima do limite da jurisprudência. Com um profissional capacitado em tributação acompanhando os autos, esses equívocos são detectados com mais rapidez, evitando que a empresa despenda sua verba desnecessariamente.

Eu sempre recomendo o mercado varejista para profissionais que desejam crescer na consultoria. É um ramo repleto de oportunidades, que apresenta bastante estabilidade empregatícia e múltiplas chances para aprimorar seu conhecimento técnico e teórico.

2 – Indústrias

Uma empresa do setor de indústrias também precisa lidar com múltiplos contratos simultâneos e, pelos mesmos motivos levantados acima, é necessário contar com o serviço de um consultor tributário.

Além disso, indústrias precisam realizar gestões mais eficazes, o que é potencializado quando há um bom serviço de tributação. Um profissional especializado na área ajudará a montar estratégias que trarão economia de recursos para a companhia, cortar gastos desnecessários e evitar o pagamento de tributações desnecessariamente.

O setor de indústrias é um dos segmentos que apresenta sistema de tributação dos mais complexos, justamente por envolver regimes de venda, compra e licitações municipais, estaduais e federais. 

Ter um profissional tributário dedicado passa mais credibilidade ao mercado. Afinal, empresas fiscalmente confiáveis atraem mais interesse de investidores.

3 – Fretamento

Empresas de fretamento também precisam enfrentar tributações a nível municipal, estadual e federal, a depender da área de abrangência das viagens. Como são muitos processos de quitação de impostos e outros tipos de taxações, incluindo o setor de transporte, contar com a ajuda de um profissional tributário é imprescindível.

Assim como nos exemplos anteriores, o consultor tributário cuidará de toda a área de tributação para garantir uma atuação responsável da companhia. E no setor de fretamento esse serviço é de suma importância, visto que uma empresa cujo compromisso fiscal não está regularizado corre o risco de ter sua frota impedida de circular, sob punição de confisco dos carros e cassação do alvará.

Por este motivo, cada vez mais transportadoras aderiram à contratação de consultores tributários. É a maneira mais segura de operar 100% de acordo com as leis, garantindo economia com a recuperação tributária de encargos pagos desnecessariamente e multas cobradas fora da jurisprudência.

Se você possui domínio de tributação veicular, recomendo fortemente que você invista no empreendedorismo contábil voltado para empresas de fretamento. É uma área que está em crescimento, sem previsão de desaceleração.

4 – Financeiro

O mercado financeiro precisa lidar diariamente com contratos envolvendo taxações e pagamento de impostos, como câmbio, taxas de importação e exportação, emissão de documentos e muitas outras negociações. Requer atenção não só ao sistema tributário brasileiro como internacional, visto que muitas negociações envolvem capital estrangeiro.

Como muitas leis e cobranças do Brasil são diferentes no mercado internacional, deslizes podem acontecer se não houver o acompanhamento de um profissional tributário. Nesse sentido, a consultoria visa, principalmente, verificar se a empresa não está pagando tributos aos quais ela poderia pedir isenção. 

Mas ela abrange também a gestão financeira como um todo, inclusive calculando como serão feitas as conversões do Real em moeda estrangeira. O mercado financeiro possui diversos braços, que desaguam em múltiplas negociações paralelas regidas por diferentes leis tributárias – algumas delas estrangeiras.

Logo, esteja ciente que a habilidade de multitasking para executar o acompanhamento de todos esses processos simultaneamente e o domínio em tributação internacional serão exigidos de você caso queira se estabelecer no nicho de mercado financeiro. Esteja preparado para este desafio!

5 – E-commerce

Este segmento é com certeza o que mais me anima e oferece perspectivas para o futuro. Como ainda é um ramo novo do mercado, ele está começando a ser explorado, oferecendo inúmeras oportunidades de crescimento para todo profissional que deseja se desenvolver como consultor tributário.

O sistema de tributação para comercialização de produtos e serviços online sofre constantes atualizações. Decerto, empresas que atuam nesta área precisam do consultor tributário para evitar a perda de dinheiro e oportunidades.

Portanto, se deseja atuar neste segmento, precisa estar atento às atualizações do mercado. A mudança de legislação é muito dinâmica. Isso significa que sempre têm taxações surgindo ou sendo descontinuadas pelo governo.

Anderson Souza

Compartilhe com seu sócio

Junte-se ao nosso boletim informativo

Junte-se a milhares de profissionais e torne-se um profissional tributário de mídia social melhor. Obtenha recursos e dicas de recuperação tributária em sua caixa de entrada.

Marketing por

Posts recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Busque

Posts Recentes

Siga nas redes sociais

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem? 🖐
Precisa de ajuda?